CMDCA

Conselho Municipal dos Direitos da
Criança e do Adolescente Palhoça - SC
Lei 2755 de 21 de dezembro de 2007
MENU

Criança tem que brincar. Aprender a ser feliz. Entrem nessa campanha vocês também: por um mundo sem trabalho infantil.’
Gilberto Gil

O dia 12 de junho é o Dia Internacional contra o Trabalho Infantil. A data marca a luta e a mobilização mundial para o combate do trabalho infantil.

Tirar a criança do trabalho infantil não quer dizer deixar esta criança sem responsabilidades, mas garantir a elas o direito de serem crianças e adolescentes, preservando-os de todo e qualquer situação que possa prejudicar-lhes a integridade física e mental. É dar-lhes a oportunidade do aprendizado e da convivência comunitáiria.

Como disse o Padre Vilson Groh do Centro Escrava Anastácia: ” É preciso que exista uma inversão no orçamento público para que a situação realmente tenha efeito, é preciso que se tenha coragem de aplicar efetivamente em prevenção.”!

“O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, muitos deles sem receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças de adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.”

Leia mais na Fonte: http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html

Em novo relatório divulgado por ocasião do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, que se comemora em 12 de junho, a Organização Internacional do Trabalho destaca que este número representa mais da metade de todos os trabalhadores infantis do mundo, estimados em 215 milhões.
O relatório “Crianças em trabalhos perigosos: o que sabemos, o que precisamos fazer”, cita estudos de países industrializados e em desenvolvimento, indicando que a cada minuto durante o dia, uma criança que trabalha em algum lugar do mundo sofre um acidente de trabalho, doença ou trauma psicológico.
O relatório também afirma que, embora o número total de crianças entre 5 e 17 anos em trabalhos perigosos diminuiu entre 2004 e 2008, o número de crianças entre 15 e 17 anos nestas atividades teve um aumento real de 20 por cento no mesmo período, passando de 52 milhões para 62 milhões.

Leia mais na Fonte: http://www.oit.org.br/topic/ipec/news/news_216.php

 

 

Imagens dos sites: acima citados.