Uma tarefa realizada, uma meta cumprida, o sabor inconfundível do  exercício do dever e do direito é assim que o CMDCA de Palhoça sente-se ao concluir o Processo da Eleição para Escolha do Conselho Tutelar de Palhoça – Gestão 2011/2014.

Foi um árduo trabalho, que ocupou mais de três meses dos 24 Conselheiros, da Secretaria Executiva e do Motorista  do CMDCA e da Secretaria de Assistência Social de Palhoça, além do apoio da Costa Sul, Ministério Público e Tribunal Regional Eleitoral.

Foi a eleição da inovação, onde as urnas eletrônicas propuseram a transparência e a confiabilidade de todo processo eleitoral. E isso significa que a escolha direta pelos eleitores dos Conselheiros Tutelares, através do meio eletrônico, é uma realidade promissora, é um compromisso a mais com a democracia e com o despertar da consciência dos cidadãos  e do Poder Público para com a Política Pública de Atenção a Criança e ao Adolescente de Palhoça.

Em um universo com mais de 80.000 eleitores, estiveram votando 2.490 cidadãos. Este número demonstra: mobilização do CMDCA e dos Candidatos, além do que, devemos lembrar que o voto não foi obrigatório, portanto quem votou foi por acreditar e querer mudança, buscar compromisso do poder público tendo a criança como prioridade absoluta.

O CMDCA agradece as Escolas:

Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira – Centro

Colégio Estadual Irmã Maria Tereza – Ponte do Imaruim

Escola Básica Vicente Silveira – Passa Vinte

Escola Básica Professor Benonívio João Martins – Brejarú

Escola de Ensino Fundamental Professora Ursulina Senna  Castro – Caminho Novo

Escola de Educação Básica João Silveira – Aririú

Escola de Educação Básica Senador Renato Ramos da Silva –  Barra do Aririú

Escola de Educação Básica José Maria Cardoso da Veiga – Enseada do Brito

Escola Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro – Pinheira

Que prontamente disponibilizaram espaço para instalação das urnas e enviaram funcionários para serem mesários.

A Associação João Paulo II e Conselho Comunitário Ponte do Imaruim que disponibilizaram funcionários para serem mesários

Ao Clube Sete que disponibilizou espaço para as finalizações da Eleição, possibilitando assim o acesso necessário para todos que quiseram compartilhar deste momento.

Ao Setor de RH da Prefeitura Municipal  de Palhoça e a todos os funcionários municipais que estiveram trabalhando nas eleições como mesários.

Ao TRE/SC que disponibilizou funcionários para o treinamento e para acompanhamento, além de material de apoio. Palhoça foi a segunda cidade do Estado de SC a realizar eleições para o Conselho Tutelar através do meio eletrônico.

Ao  Promotor Aurélio Giacomelli da Silva – 1ª Promotoria de Justiça de Palhoça – que, com seu apoio e fiscalização, proporcionou toda legalidade e lisura do processo.

Às Empresas Jotur e Paulotur pelo apoio recebido no transporte de eleitores na região Sul e Regiões mais afastadas das urnas de votação de Palhoça, auxiliando com esta iniciativa o CMDCA a promover acesso à participação e exercício da Democracia.

A todos os 11 candidatos que demonstraram ética, compromisso e sobretudo compreensão do trabalho que passam a realizar dentro do município.

A Secretária de Assistência Social: Arlene Marli Wagner da Silva e na pessoa dela todo pessoal da Assistência de Palhoça que apoiou, acompanhou  e trabalhou na busca de soluções para que esta eleição fosse um marco na Política de Atenção à Criança e ao Adolescente. Fazendo a visita em todas as urnas de votação, demonstrando interesse e compromisso, sem falar na sua alegria.

À Costa Sul, especialmente Eluana e Cleverson, que trouxeram qualidade e profissionalismo para todas as etapas previstas no Edital da Eleição, oferecendo ao CMDCA aprendizado e trabalho de equipe.

À cada uma das mais de trinta pessoas que dispuseram de tempo e dedicação para estarem a serviço da criança e do adolescente como mesários e fiscais. Destacamos aqui, o empenho , a seriedade e a alegria com que cada um conduziu seus trabalhos. A postura dos que trabalharam proporcionou confiabilidade e honestidade a todo processo.

À Flávia Regina Gomes Theisen – Secretária Executiva do CMDCA e a Dolvino Antônio da Rosa – Motorista do CMDCA que foram fundamentais para que as metas fossem cumpridas, demonstrando  compromisso e competência com as ações, com o CMDCA e com a Política de atenção a Criança e ao Adolescente.

Aos 24 membros do CMDCA de Palhoça e a voluntária Joicelane Silva Westphal  que prontamente se colocaram a disposição para acompanhar cada um dos locais de votação.

Por fim, Obrigado a você que votou, que cumpriu com seu compromisso com a Criança e o Adolescente Palhocense; sem o seu “sim”  a esta iniciativa, nossos esforços e nossa união não teriam sentido.

Por certo que a luta e o trabalho não findam aqui, na verdade eles continuam com muito mais compromisso, união, e sobretudo com mais consciência.

“NÃO HA ESCURIDÃO MAIOR E MAIS ASSUSTADORA PARA UMA CRIANÇA E PARA A HUMANIDADE DO QUE A FALTA DE RESPEITO PELOS SEUS DIREITOS”. (by Marta Serrat)