No dia 12 de julho aconteceu, em Palhoça, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social e trouxe como tema ” Consolidar o SUAS e Valorizar seus trabalhadores”.
O CMDCA foi representando pela Coordenadora Maristela Truppel no período matutino e contou com  participação de Conselheiros durante do dia, entre eles: Elenita Clasen, Enedir de Bona, Daniela Bombazaro, Maria Cristina, Janaina, Suzana e a Secretária Executiva Flávia.

Entre os temas levado para discussão focou-se na necessidade de articulação dos Conselhos Municipais como espaço de construção democrática e consolidação da cidadania, capacitação dos equipes de trabalhadores do SUAS, criar mecanismos e estrategias de divulgação dos Serviços e benefícios, instalação de CRAS, bem como das equipes que atuam nestes espaços; ampliação do  financiamento próprio da Assistência Social entre outras propostas.

O evento contou com a presença de usuários, profissionais: técnico e trabalhadores, autoridades, entidades da sociedade civil e  de classe.

A palestra da Professora/Doutora Darlene trouxe elementos importantes para uma reflexão consciente e comprometida com um novo fazer da Assistência Social.

E o CMDCA compreende que é necessário e urgente que todos estejam impregnados pela vontade de querer transformar, olhando o ser humano como agente de sua própria realidade, onde o poder público, a sociedade civil organizada, os poderes legislativo e Judiciário sejam molas propulsoras desta transformação.