No dia 10 de novembro de 2011, aconteceu a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palhoça.
Foram mais de 8 horas de estudos, conversas e aprendizado em busca de compreender e deliberar a respeito das Políticas Públicas relacionadas à criança e ao Adolescente.

Cerca de 60% do público presente era composta por adolescentes de Palhoça, especialmente das comunidades do Frei Damião, Brejarú e Jardim Laranjeiras.

Palhoça tem, aproximadamente 137.000 habitantes, ali estavam representados 0,06 % desta população, ou seja, cerca de 80 pessoas entre profissionais, Organizações Sociais, Programas e Projetos do Governo, cidadãos e adolescentes, se dispuseram a dedicar um pouco do tempo para ter a criança e do adolescente como prioridades absolutas em suas vidas, ao menos naquele momento.

Foram momentos ricos de conhecimento e trocas fundamentais, onde os adolescentes puderam se expressar, colocaram seus pensamentos e angústias, seus desejos e sonhos.

Constou-se com a presença da Secretária de Assistência Social Arlene Marli Wagner da Silva que acompanhou a Conferência do início ao final e recebeu-se a visita do Comandante da Policia Militar de Palhoça Tenente Coronel Áureo Sandro Cardoso que foi acompanhado dos Coordenadores do Proerd.

Adolescentes do Jardim Laranjeiras entregaram um abaixo assinado reivindicando melhorias para o bairro e que o CMDCA fará os encaminhamentos.

Adolescentes do Frei Damião, solicitaram ao Comando da PM mais rondas, especialmente nos fins de semana, visto que a Escola já foi arrobada várias vezes, inclusive impedindo a realização de aulas.

O Promotor de Justiça da 1ª promotoria – Infância e Juventude de Palhoça – Aurélio Giacomelli da Silva e Sr. Amilton  – Diretor de Educação estiveram na abertura do evento.

Certamente que o público esperado era maior, mas o público que compareceu contribui significavamente para que as Palhoça tenha seu plano decenal e possa assim caminhar para que a criança e ao adolescente sejam prioridades absoluta de fato.

Sentiu a ausência de representantes do poder legislativo,do judiciários e das Escolas de Palhoça e sentiu-se essa falta porque certamente são fundamentais para que este Município comece a olhar e a fazer Políticas Públicas que tenha a criança e o adolescentes como protagonistas e buscando de realizar ações que realmente transformem a realidade.

Agradecimentos a Secretária de Assistência Social Arlene M W da Silva aos funcionários da Secretaria de Assistência Social, aos funcionários do Centro do Idoso de Palhoça, ao Asilo Santa Maria dos Anjos, Ao Tenente Coronel Áureo Sandro Cardoso  e Coordenadores do Proerd/Palhoça, a Reginalda P Cardoso, A Joicelane T Westphal, Adilson Miguel Raulino, Verônica e Som Livre.

Agradecimentos aos Jornais: Primeira Folha e Palavra Palhocense que auxiliaram na divulgação da IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Palhoça.

Agradecimentos especiais aos Membros do CMDCA, ao Sr. Dolvino A da Rosa,  a Secrectéria Executiva do CMDCA Flávia G Theisen e a Costa Sul Assessoria nas pessoas de Eluana e Cleverton que foram indispensáveis para que tudo estivesse funcionando e atingindo aos objetivos propostos.

Em breve disponibilizaremos o relatório da IX Conferência Municipal de Palhoça.

Clique nas fotos e veja um pouco mais da Conferência.