Dia do Conselheiro Tutelar – comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.034 de 4 de julho de 2007, para marcar a data da criação da ACCT [ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE CONSELHEIROS TUTELARES], que está sediada na cidade e comarca brasileira de Curitibanos/SC, e que foi fundada em 27 de outubro de 1995 durante a realização do “1º Encontro Estadual de Conselhos Municipais e Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente” do Estado catarinense.

Fonte: Reconcávo Diário

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem sobre qual a melhor medida de proteção para seus tutelados. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, estando subordinado administrativa ao seu órgão de vinculação dentro da Administração Municipal, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Para ser Conselheiro Tutelar, a pessoa deve ter mais de 21 anos e residir no município, mas cada município pode criar outras exigências para a candidatura a Conselheiro.
Aos Conselhos tutelares cabe atender as crianças, adolescentes, pais ou responsáveis em situação de ameaça ou violação de direitos, aconselhar e encaminhar para programas e tratamentos, podendo para isso requisitar serviços públicos.
O CMDCA parabeniza o CT de Palhoça pelos esforços que vem fazendo na busca de Garantir todos os direitos às crianças e Adolescentes Palhocenses.