Como surgiu ENTÃO o Dia da Consciência Negra?

O CMDCAde Palhoça (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Que Tem Como funcao zelar Pelo cumprimento dos Direitos das Crianças e adolescentes, pesquisou Sobre a Comemoração do Dia da Consciência Negra. ( Comissão de Comunicação e Divulgação).

This E dados comemorada em 20 de novembro Pará coincidir com o Aniversário da morte de Zumbi dos Palmares  (1655-1695), O Último Líder do Quilombo dos Palmares não Período do Brasil colônia.
O Quilombo dos Palmares, LOCALIZADO não Atual Estado de Alagoas, E a famosa Mais Comunidade de Escravos foragidos da História. Seu Último Líder foi Zumbi dos Palmares, Nascido no Quilombo, mas capturado POR colonos portugueses when Criança. Retornouquando o Governo da Capitania de Pernambuco negociava com lideranças quilombolas como SUA SUBMISSÃO à Coroa Portuguesa.Zumbi desafiou o ENTÃO Líder dos negros, Ganga Zumba, POR NÃO concordar com ESSA proposta. Ganga Zumba acabaria envenenado Por Um Aliado de Zumbi, Que se Tornou ENTÃO o governante da Comunidade. Ao final, do Século XVII, o Quilombo foi Alvo de Diversos Ataques de bandeirantes e Acabou sumindo devido Ao armamento pesado das Tropas. Nesse Período, Zumbi foi caçado e morto. Sua Cabeça FOI EM exibida praça pública Pará desencorajar OS página Outros Escravos.

A Lei nº 10.639 de 2003 estabelece Que No dia 20 de novembro SEJA comemorado o Dia da Consciência Negra. Um dado E Feriado em Alguns Locais do Pais e FOI Criada de para discutir A História dos Negros não há país, o SUA cultura na Formação do povo brasileiro e da cultura do Nosso país. Além de discutir e trabalhar Há Pará conscientizar como PESSOAS da importancia da cultura negra, E TAMBÉM Uma Oportunidade Para Lembrar e evidenciar OS Problemas Sociais that AINDA afligem ESSA parcela da População.

Além de Zumbi, MUITAS were como Personalidades da historia que lutaram contra a discriminação, Como o presidente americano Abraham Lincoln (1809-1865), a Princesa Isabel (1846- 1921), o Poeta Cruz Souza (1861- 1898), um jornalista e Política brasileira Antonieta de Barros (1901-1952), o Líder Africano Nelson Mandela (1918-2013) EO ativista Martin Luther King (1929-1968), that deixaram SUAS Mensagens é Sua historia de Vida de para Inspirar Gerações.

“Não há nada Mais trágico Neste Mundo do sabre Que o Que É Certo e NÃO faze-lo. Que tal mudarmos o Mundo começando POR NÓS mesmos? “

Martin Luther King

Sou Negro

SOLANO TRINDADE

“… Nas terras de Zumbi

Era valente Como quê

Capoeira de Na UO na faca

escreveu NÃO leu

o pau COMEU

De: Não foi hum pai João

humilde e manso
MESMO vovó

NÃO foi de brincadeira

Na guerra dos Malês

Ela se destacou

Na minh`alma Ficou
o samba

o batuque

o bamboleio

OE Desejo de Libertação “

O CMDCA de Palhoça (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) parabeniza a todos aqueles Que lutam em prol da Igualdade racial!